O que é Literatura?
   Literatura no Brasil
  Biografias
  Quinhentismo
    Literatura Jesuítica
  Barroco
    Arte Barroca
    Características
    Barroco no Brasil
    Autores
  Arcadismo
    Autores
  Romantismo
    Características
    Poesia - autores
    Prosa - autores
    Teatro
    Quadro resumo
  Laifis de Literatura
   [+] Mais

  Jogos on-line
  Exercícios resolvidos
  Provas de vestibular

  Área dos Professores
  Biblioteca Virtual
  Glossário
  Linguagem literária

  Curiosidades
  Linha do tempo
  Links interessantes
  Notícias
  Fale conosco

 
Busca Geral

 

Arcadismo

O Balanço (década de 1730), de Nicolas Lancret

 

O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).

Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.

Profundas mudan√ßas no contexto hist√≥rico mundial caracterizam o per√≠odo, tais como a ascens√£o do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ci√™ncias. Na Am√©rica do Norte, ocorre a Independ√™ncia dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para v√°rios movimentos de independ√™ncia ao longo de toda a Am√©rica, como foi o caso do Brasil, que prsenciou in√ļmeras revolu√ß√Ķes e inconfid√™ncias at√© a chegada da Fam√≠lia Real em 1808.

O movimento tem caracter√≠sticas reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares √†s artes e ao ensino, aos h√°bitos e atitudes da √©poca. A aristocracia em decl√≠nio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organiza√ß√Ķ econ√īmica liderada pelo pensamento burgu√™s.

Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).

 

Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:

a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.

b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.

Seus principais autores s√£o Cl√°udio Manoel da Costa, Tom√°s Ant√īnio Gonzaga, Bas√≠lio da Gama e Santa Rita Dur√£o. No Brasil, o ano convencionado para o in√≠cio do Arcadismo √© 1768, quando houve a publica√ß√£o de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.

 

Arc√°dia Ultramarina

Trata-se de uma sociedade liter√°ria fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arc√°dia italiana (fundad em 1690) e cujos membros adotavam pseud√īnimos, isto √©, nomes art√≠sticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.

 

Principais características

- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);

- influência da filosofia francesa;

- mitologia pagã como elemento estético;

- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;

- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;

- pastoralismo: poetas simples e humildes;

- bucolismo: busca pelos valores da natureza;

- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;

- tom confessional;

- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;

- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.

 

Termos em latim

O uso de express√Ķes em latim era comum no neoclacisssimo. Elas estavam associados ao estilo de vida simples e buc√≥lico. Conhe√ßa algumas delas:

 

Inutilia truncat: "cortar o in√ļtil", refer√™ncia aos excessos cometidos pelas obras do barroco. No arcadismo, os poetas primavam pela simplicidade.

Fugere urbem: "fugir da cidade", do escritor cl√°ssico Hor√°cio;

Locus amoenus: "lugar ameno", um ref√ļgio ameno em detrimento dos centros urbanos mon√°rquicos;

Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.

 

Cabe ressaltar, no entanto, que os membros da Arcádia eram todos burgueses e habitantes dos centros urbanos. Por isso a eles são atribuídos um fingimento poético, isto é, a simulação de sentimentos fictícios.



Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2014 Só Literatura. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.