O que é Literatura?
   Literatura no Brasil
  Biografias
  Quinhentismo
    Literatura Jesuítica
  Barroco
    Arte Barroca
    Características
    Barroco no Brasil
    Autores
  Arcadismo
    Autores
  Romantismo
    Características
    Poesia - autores
    Prosa - autores
    Teatro
    Quadro resumo
  Realismo e Naturalismo
  Laifis de Literatura
   [+] Mais

  Jogos on-line
  Exercícios resolvidos
  Provas de vestibular

  Área dos Professores
  Biblioteca Virtual
  Glossário
  Linguagem literária

  Curiosidades
  Linha do tempo
  Links interessantes
  Notícias
  Fale conosco

 
Busca Geral

 

 

Glossário

 

G

 

Gêneros Literários

É a forma de classificação dos textos literários de acordo com as características formais de cada produção. Desde a Antiguidade, há a tentativa de classificação e denominação das "espécies" literárias, logo, os gêneros são uma tentativa de organizar os textos de acordo com as especificidades de cada um.

Segundo a classificação feita por Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), na Antiguidade, quando a literatura era basicamente em forma de poesia, a literatura pode ser enquadrada em três gêneros literários: o lírico, o dramático e o épico.

O gênero lírico diz respeito ao mundo subjetivo do poeta e como ele se porta frente aos mistérios da vida.

O gênero dramático é aquele em que os atores representam diversos acontecimentos do dia a dia, imitando as relações e os conflitos humanos. Diferentemente da comédia, o drama retratava em seu enredo fatos acontecidos nas classes mais altas da sociedade grega. Já a comédia estava destinada a entreter as classes baixas, retratando-as em seus enredos e consistindo no público principal de suas encenações.

O gênero épico trata das narrativas de fundo histórico, que retratam grandes feitos ou ideais de um povo. O gênero se caracteriza pela objetividade com a qual os fatos são narrados pois, nesse gênero o narrador é alguém que vê os acontecimentos "de fora".

Há, ainda, uma variação do gênero épico, o gênero narrativo, que abrigaria, em forma de prosa, o romance, o conto, a novela, a crônica e a fábula. Isso deve-se à evolução da literatura, que passou a desenvolver novas formas de narrar, e não apenas à poesia. Assim, novos gêneros foram incorporados aos estudos de literatura, como o romance, gênero escrito em prosa e que mudou a configuração da narrativa a partir, principalmente, do século XIX quando os jornais passaram a ser publicados em grandes tiragens e quando a literatura passou a ser um bem acessível às mais diversas classes na Europa.




A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Literatura. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.