Você está em Diversos > Notícias

Autora escreve livros "ao vivo" pelo Google Docs

Ferramenta permite que os usuários vejam a história ser escrita em tempo real

A autora de livros Silvia Hartmann decidiu fazer duas coisas que vão contra os ideais da maioria dos escritores da atualidade. Primeiro: mostrar seu livro antes de estar terminado e segundo: gratuitamente.

A alemã é a primeira escritora do mundo a escrever um romance "ao vivo", pelo Google Docs. Qualquer pessoa, que tenha acesso à internet, pode acompanhar o desenvolvimento de suas histórias, dia após dia, palavra por palavra. É como ver um livro surgir aos poucos, o que faz com que esse novo jeito de escrever lembre muito com o formato de uma novela.

Nessa quarta-feira, 12 de setembro, Silvia começou a escrever seu primeiro livro nesse formato. Em algumas horas, os internautas puderam ver o início de "The Dragon Lords" ser escrito. A ferramenta do Google permite que as pessoas acompanhem o arquivo conforme o autor vai escrevendo, letra por letra.

"É uma oportunidade incrível para mim, como escritora, ultrapassar o limite da relação entre o autor e o leitor. Está sendo incrível saber que as pessoas estão vendo cada palavra, parágrafo e capítulo que escrevo", disse a autora em recente entrevista.

Silvia criou, inclusive, um projeto, chamado "The Naked Writer" (algo como "A escritora nua"), que defende, justamente, a ideia de escrever de forma colaborativa. Ela, que já publicou diversos livros da maneira "convencional", divulgou seu novo romance pelas redes sociais e está sempre em busca de feedback. Os leitores podem comentar sobre a história e fazer sugestões enquanto a história está sendo escrita.

14/09/2012

Fonte: revistagalileu.globo.com

Como referenciar: "Autora escreve livros "ao vivo" pelo Google Docs" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 24/04/2024 às 04:57. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/noticia.php?id=28