O que é Literatura?
   Literatura no Brasil
  Biografias
  Quinhentismo
    Literatura Jesuítica
  Barroco
    Arte Barroca
    Características
    Barroco no Brasil
    Autores
  Arcadismo
    Autores
  Romantismo
    Características
    Poesia - autores
    Prosa - autores
    Teatro
    Quadro resumo
  Realismo e Naturalismo
  Laifis de Literatura
   [+] Mais

  Jogos on-line
  Exercícios resolvidos
  Provas de vestibular

  Área dos Professores
  Biblioteca Virtual
  Glossário
  Linguagem literária

  Curiosidades
  Linha do tempo
  Links interessantes
  Notícias
  Fale conosco

 
Busca Geral

 

Breve Cronologia dos Acontecimentos na Europa no Século XIX


Charles Louis Napoléon Bonaparte, o Napoleão III, imperador
francês responsável pela Guerra Franco-Prussiana em 1870

Ano
Acontecimentos
1830 Na França, Carlos X (contrário às mudanças da Revolução Francesa, de 1789) abdica e ocorre a Revolução de Julho, colocando a burguesia no poder, representada por Luís Filipe de Orléans. A revolução é um dos eventos mais importantes da história moderna desde a Revolução Francesa.

Início do movimento social cartista na Inglaterra, representado pela Associação Geral dos Operários de Londres. O movimento foi organizado por trabalhadores que, vendo a impossibilidade de terem seus direitos trabalhistas assegurados pela legislação, exigiam o sufrágio universal (isto é, o voto universal) para todos os homens, para que pudessem escolher legisladores que estivessem ao lado dos trabalhadores.
1836 Fundação do jornal La Presse, na França, que barateou seus custos com a publicação de anúncios. Muitos escritores começaram a publicar seus romances no La Presse em forma de folhetim. Em breve, o gênero estaria popularizado em toda a Europa e suas colônias.
1845 Ocorre uma grave crise agrícola e financeira na Europa que mata milhares de pessoas em decorrência da fome. Diversos grupos de oposição começam a se organizar e a protestar na França. Segundo Marx, as causas da fome estavam diretamente ligadas ao sistema capitalista, que focava na produção para gerar lucro para beneficiar uma parte pequena da população, enquanto as grandes massas passavam fome.
1848 A fome que assolava diversos países da Europa levou a diversas rebeliões populares. Na França, grupos insatisfeitos com a administração de Luís Filipe de Orléans organizaram barricadas em conflito com o governo. O rei abdica e tem início a Segunda República, provisória, também conhecida como República Social.

Ano de publicação de “O Manifesto Comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.
1852 Segundo Império, implantado por Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte) por meio de um golpe de estado. O imperador foi responsável por atritos com a Prússia que, em 1870, deram início à Guerra Franco-Prussiana (cujas consequências serviram como motivos para que ocorressem, na primeira metade do século XX, as duas grandes Guerras Mundiais).
1856 Publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert (em forma de folhetim). O romance é considerado o inaugurador do Realismo na literatura.
1857 Charles Darwin publica “A Origem das Espécies”, mudando paradigmas no pensamento científico.
1870 Com a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana na batalha de Sedan, Napoleão III é preso e é inaugurada a Terceira República (que durou até 1940), com Louis Adolphe Thiers como presidente. Ocorre também a assinatura do Tratado de Frankfurt.
1871 Restabelecimento da Comuna de Paris, primeiro governo formado por operários, de caráter socialista, que durou apenas dois meses (de março a maio). Ocorreu em decorrência da insurreição popular de 18 de março e em meio à Guerra Franco-Prussiana.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Literatura. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.