Você está em Material de apoio > Realismo

Principais obras de Machado de Assis (continuação)

Dom Casmurro (1899)

Considerado o último romance da “trilogia realista” de Machado de Assis, Dom Casmurro conta a hitória de amor entre Bentinho e Capitu, dois vizinhos e amigos de infância, o casamento entre eles e a suspeita de traição (após Bentinho perceber que seu filho com Capitu é parecido com Escobar, um amigo do casal).

As crises de ciúme de Bentinho levam à separação do casal e tanto Capitu quanto o filho Ezequiel acabam morrendo: a primeira, na Europa; o segundo, de tifoide em uma viagem ao Oriente Médio.

Muito já se discutiu e ainda se discute acerca do assunto. No romance, que é narrado em primeira pessoa, Bentinho tem certeza de que Capitu o traiu. No entanto, como temos apenas a visão (e a voz) do narrador-personagem, não sabemos se sua suposição estava correta.

Ao passo que Bentinho é, desde pequeno, um garoto mimado, teimoso e rabugento, que recebe o apelido de “Dom Casmurro”, Capitu é uma menina cheia de vida, aventureira, comunicativa e sedutora.

Além do enredo original e das discussões levantadas, Machado, neste romance, faz um perfil psicológico dos personagens e uma análise comportamental dos indivíduos da sociedade de sua época.

Como referenciar: "Dom Casmurro - Machado de Assis" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 03/05/2024 às 13:54. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/realismo/realismo07b.php